Depois do sucesso do DVD Salmos, que trouxe músicas com temas bíblicos, a Gravadora Novo Tempo irá lançar um DVD com o mesmo estilo, porém com músicas baseadas no livro de Êxodo. As gravações aconteceram no dia 15 de fevereiro. O novo DVD também será interpretado pelo cantor Daniel Lüdtke. Em entrevista a Rádio Novo Tempo ele fala sobre a novidade que vem por ai.
Rádio Novo Tempo – Como surgiu esse projeto de narrar em músicas a história do povo de Israel?
Daniel Lüdtke – Com o projeto salmos nos tivemos despertado o desejo de fazer projetos baseados na Bíblia, que as músicas tivessem letras extraídas da Bíblia. Depois dos Salmos, nos tínhamos várias ideias na cabeça, o que fazer, qual livro, daí o pessoal da Gravadora Novo Tempo sugeriu que a gente contasse a história do Êxodo, do povo de Israel, daí nos encontramos a ideia. Então pensamos em não começar da escravidão, vamos começar de Abraão, desde o chamado de Deus, e a gente fez as músicas até chegar em Canaã. Então foi uma ideia da gravadora e em cima disso a gente foi fazendo as músicas.
RNT – No DVD salmos você disse que teve uma inspiração especial de Deus para criar as músicas. Como foi com esse novo projeto?
Daniel Lüdtke - Deus se comunica de várias maneiras, no Salmos eu senti Deus claramente falando que eu deveria fazer músicas sobre salmos. Deus guia pessoas, direciona pessoas, o Espírito santo vai guiando. O Alessandro, diretor da gravadora, teve essa ideia de fazer sobre o Êxodo. Ele me falou da proposta e foi esse o caminho. Ele sentiu que deveria ser isso e nos compramos a ideia e fizemos esse projeto contando a historia do povo de Israel
“Tem tantas músicas por ai que colam na cabeça, então porque não ficar lembrando de um verso da Bíblia?”
Daniel Lüdtke.
RNT – Você escolheu o nome Filhos de Israel. Por quê?
Daniel Lüdtke - Esse nome Filhos de Israel, eu queria esse nome, pois é um nome forte, e eu li duas vezes pelo menos os cinco primeiros livros da bíblia, até o começo de Josué para a gente procurar as letras, quais seriam as músicas, e lendo isso eu sempre me deparava com o nome filhos de Israel. E Deus se referia muito ao povo escolhido, a nação escolhida por Deus, como filhos de Israel. E eu achava um termo muito bonito. Mas nesse processo ai vários nomes surgiram, até a ideia do nome Êxodo mesmo, só que o povo iria achar que era só o livro de êxodo, então ficou Filhos de Israel, que é o começo da historia, dos filhos de Abraão.
RNT – E as participações especiais?
Daniel Lüdtke - Tivemos a participação do Jefferson Pillar em um dueto e ele cantou outra música também, tivemos a participação da Rafaela Pinho em duas músicas. Somou bastante com o projeto, porque são músicas bastante conhecidas, os jovens gostam demais da Rafaela Pinho. O Jeferson chegou a pouco tempo, mas já ganhou o coração do povo, então foram participações muito especiais que contribuíram bastante com o projeto.
RNT – Como a foi a produção do DVD?
Daniel Lüdtke - A produção musical do DVD ficou com o Ronny Dias, que já faz muitos projetos para a Igreja Adventista, ele é muito bom em orquestração, cordas. Nesse DVD teve um toque mais de banda, e ele usou o pessoal da banda da igreja Nova Semente, um pessoal que já toca junto, já se conhece, então os arranjos eles mesmo fizeram, cada um fez uma música. O Ronny gerenciou tudo, fazendo os arranjos vocais, de cordas, tivemos um quarteto de cordas que deu um clima bem celestial, dá um clima muito gostoso.
RNT – Em quanto tempo você produziu as músicas? Houve mais compositores?
Daniel Lüdtke - Não que eu seja egoísta, mas a gente fez as músicas desse novo projeto, eu fiz doze músicas, e ali teve uma música só que foi um remake, foi a música “Deus de Israel” do ministério de louvor jovem, que tinha a ver com a ideia, o Jefferson Pillar conduziu essa música. Então essa foi a única música que não foi composta por mim, as outras 12 músicas eu tive o privilegio de fazer. E em mais ou menos três meses nos fizemos essas músicas, tinha pressa para a produção.
RNT – Você se inspira em algum cantor ou estilo?
Daniel Lüdtke - Eu ouço bastante coisa americana, eu gosto muito de estilo acústico, mais violão, por que é um instrumento mais percussivo então da para fazer uma coisa legal sem ser “pauleira”. E uma coisa legal é que como a gente tem arranjadores, e cada um dá uma cara diferente, cada um tem um estilo diferente, então eles vão moldando, isso que é legal. O DVD autoral que o próprio compositor fez os arranjos, tende aos trabalhos ficarem todos meio parecidos, é um risco que se corre, quando o cantor faz todas as músicas. Então, como nos tivemos vários arranjadores, tivemos a mesma cara de acústico do Salmos também. E é isso que a gente gosta de fazer, música de adoração.
RNT – Músicas baseadas em textos bíblicos facilitam a memorização. É esse o objetivo?
Daniel Lüdtke - Com certeza, as porções da Bíblia ficam na mente. A escritora Ellen White fala muito como Jesus,quando ele era tentado, se lembrava das músicas que ele aprendia de Maria na infância, então nos vemos claramente como a música fica na cabeça. O salmo 119 diz “Guardo no coração as suas palavras para não pecar contra ti”, então essa ideia de ter as porções da Bíblia na sua mente eles ajudam bastante. Nesse novo projeto temos até doutrina, temos uma música chamada êxodo 20, que fala dos mandamentos. Então são mensagens que ficam na cabeça. Em salmos por exemplo, nos tínhamos música sobre perdão , confissão. A gente ouve muitas pessoas dizendo Pr. Daniel, aquela música naquela hora fez diferença na minha vida porque eu me senti perdoado, mais próximo de Deus. Então você colocar na música os textos da Bíblia, isso vai tornar a Bíblia muito mais próxima do seu dia a dia, da sua rotina, porque ninguém fica lendo a Bíblia o dia inteiro, mas muita gente fica ouvindo música o dia inteiro, e se essa música é Bíblica é uma forma de você pensar em Deus o tempo inteiro, ela favorece as reflexões. Não é só uma música que ta ficando na cabeça o tempo inteiro é uma parte da Bíblia. Tem tantas músicas mundanas que colam na cabeça, então porque não um verso da Bíblia que você fique lembrando?
RNT – Qual e o diferencial do ministério de louvor Filhos de Israel?
Daniel Lüdtke - A gente está seguindo a mesma linha do Salmos. Aqueles que forem ouvir talvez sintam que foi um pouquinho mais refinado, com novas ideias, eu na hora de compor me preocupei em fazer músicas com compassos diferentes, uma começa com couro, outra no meio da música tem uma coisinha diferente, a gente se preocupou em fazer um estilo mais rico. Mas ao mesmo tempo, que tenha uma produção mais rica, nos preocupamos em fazer músicas mais fáceis de tocar e cantar e que tenham a mensagem da Bíblia, que e a ideia de sempre.
vejam a previa:
Fonte: Caixa de Musica
Nenhum comentário:
Postar um comentário