ARAUTOS DA VERDADE

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

POR AMOR E NÃO POR DINHEIRO


1 Timóteo 6:3-5

“3 Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,
4 é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas
5 e atritos constantes entre pessoas que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro”.

Nesse texto Paulo estava e está condenando as pessoas que no seu tempo diziam ser mestres, mas na verdade eram falsos mestres pois ensinavam coisas erradas as pessoas. Dentre esses ensinos estava de que “a piedade é fonte de lucro (v.5)”.
            O que significa piedade nesse texto? “Piedade” designa a atitude religiosa no sentido mais profundo, a verdadeira reverência a Deus. Isso significa que esses “mestres” que ensinavam usavam de sua imagem de homens piedosos (comprometidos com Deus) para enganar as pessoas e ganhar recompensas materiais, tendo assim lucros.
Parece que Paulo está escrevendo, e de fato também está, para os muitos mestres do nosso tempo: Gente que prega que o Evangelho traz bens (lucros), e não ensinam o contentamento (falaremos dessa palavra no nosso próximo encontro). Parece-me que quando vejo os pregadores da TV e alguns líderes religiosos, estou diante de Paulo dizendo: “Vocês pensam que a piedade é fonte de lucro”, “Vocês usam de sua imagem de religioso para ganhar dinheiro”. Querido leitor, tome muito cuidado para não fazer do Evangelho uma fonte de lucro, Evangelho não é pra ganhar dinheiro. Muitos estão se esquecendo de 1 Pedro 5. 2 “Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir. Não estou aqui fazendo uma crítica a quem vive do ministério integralmente, mas daqueles que usam de sua imagem para tirar lucros. Isso não vem de Deus. Precisamos servir as pessoas com todo amor e sem interesses, aprendendo a viver com o contentamento.


Abraços,
Deus contigo,
Ismael Arêdes. Blog:http://ismaelaredes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário